top of page

Estrutura para implementação de gêmeo digital

A estrutura proposta para implementação sugere iniciar a criação do gêmeo digital pelos requisitos fundamentais (na camada de preparação), avançando então pelas etapas de aquisição e processamento de dados, transmissão, modelagem e validação, para finalmente integrar os modelos e realizar a aplicação final.
À medida que o processo de gêmeo digital progride, as camadas devem ser continuamente revisadas, alteradas e preenchidas. 
3.jpg

Estrutura para implementação de gêmeo digital

Preparação

Essa camada estabelece os conhecimentos essenciais para iniciar o processo de gêmeo digital. Inclui a identificação dos processos de interoperabilidade, os princípios do gêmeo digital, a segurança de dados, a estrutura para gerenciamento da informação, as normas ISO 19650 (partes 1 e 2) e os formatos de dados abertos.

Aquisição dos dados

Essa camada sustenta os dados obtidos por sensores, dispositivos IoT e informações de gestão do edifício, além de dados de outros modelos que possam ser integrados, como COBie e IFC.

Processamento dos dados

Os dados de gêmeos digitais provêm de diferentes fontes e têm alto volume, o que exige tecnologias de big data. O processamento e análise de dados ocorrem por meio de técnicas de análise de dados simples e avançadas, visando extrair informações úteis.

Transmissão e modelagem dos dados

Esta camada integra e fusiona dados e modelos. Implica na união de dados sensoriais com informações ambientais, mecânicas, de imagem e vídeo nos modelos BIM, representando o estado atual do ambiente físico no modelo virtual. Isso demanda o uso de tecnologias para criar uma plataforma que hospede o gêmeo digital, os dados dos sensores e o modelo. Para viabilizar essa integração de dados, APIs (interfaces de programação de aplicativos) personalizadas são integradas às plataformas de software de modelagem 3D.

Modelo lógico com ferramentas de inteligência

Nesta fase, são empregados recursos de inteligência para gerenciar as funções relacionadas à operação e manutenção do ambiente. Aqui, são analisados quais motores de simulação serão utilizados, bem como o uso de tecnologias como big data, blockchain, aprendizado de máquina e recursos de inteligência artificial. Esses modelos de inteligência serão responsáveis pela análise dos dados.

Apresentação do aplicativo

Na camada de apresentação do aplicativo, são exibidas as informações que possibilitam a simulação, análise, previsão e otimização dos elementos físicos, conforme a ação pretendida para o gêmeo digital.

bottom of page